top of page
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 

A responsabilidade ambiental materializa-se através de comportamentos ecológicos e de gestão ambiental por parte das organizações. 

 

A ADVENTURE MARATHON FOR ALL também corre pelo Ambiente, sendo a CRESAÇOR, uma das primeiras entidades subscritoras da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.  

 

Ao mesmo tempo, existe a consciência de que este evento é responsável por transmitir a quem participa, que o local onde se realiza a prova deve ser preservado e, para isso, a organização tomou medidas de prevenção para que os participantes respeitem e protejam o ambiente onde a corrida se desenrola, nomeadamente: 

  • cada atleta é obrigado(a) a levar consigo o(s) recipiente(s) que julgue mais adequados para a sua hidratação, sendo este o único(a) responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos (mesmo que biodegradáveis), provenientes de géis, barras e/ou outros. Abastecimentos líquidos não serão fornecidos através de garrafas nem copos plásticos; 

  • os participantes serão sensibilizados para a preservação de todo o trajeto e não abandono de resíduos. Estes deverão ser depositados no abastecimento que se encontre mais próximo, ou transportados até à linha da meta.;

  • utilização de equipamentos e sinaléticas reutilizáveis; 

  • todo o percurso passa por estradas, trilhos e caminhos já existentes, onde será mantido todo o equilíbrio envolvente, visando um impacto reduzido na morfologia do solo, bem como na fauna e flora existente, mantendo-se todo o coberto vegetal, vegetação arbórea e arbustiva, e manutenção dos habitats ou espécies protegidas; 

  • os veículos dos participantes e da organização deverão ficar estacionados em zonas específicas para o efeito. O estacionamento poderá ser efetuado no antigo campo de futebol da freguesia de Sete Cidades e nos parques de estacionamento existentes junto ao Complexo Ambiental da Lagoa das Sete Cidades; 

  • a organização irá promover a limpeza da área da prova e respetiva envolvente após a conclusão da mesma;

  • o lixo orgânico gerado durante a prova será recolhido e utilizado para bio compostagem e/ou alimentação de animais; 

  • sempre que possível será dada prioridade à utilização de produtos locais em todos os pontos de abastecimento; 

  • os excedentes alimentares serão doados ao Projeto Sertã Solidária. Esta iniciativa visa proporcionar a grupos sociais vulneráveis, que se encontram em situação económica e financeira especialmente difícil, as condições mínimas e adequadas de acesso à alimentação. 

RESPONSABILIDADE SOCIAL 

 

A responsabilidade social empresarial, ou responsabilidade social corporativa, é a ideia de que as organizações possuem responsabilidade para com a sociedade à sua volta. 

Este conceito é geralmente associado aos benefícios entregues à sociedade por parte de uma organização a partir de ações relacionadas por empresas para estes efeitos, como é o caso da ADVENTURE MARATHON FOR ALL. 

Atualmente, são três as organizações que vão contribuir voluntariamente para a sociedade e para o meio ambiente, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, patrocinando o evento, nomeadamente: a TRUST – Companhia Insular de Segurança; SPORT ZONE e LIFE FIRST – Emergency Training.

 

Cada uma destas empresas vai colocar em prática ações que promovem, acima de tudo, a responsabilidade social como prioridade, atendendo aos interesse sociais da sociedade onde se inserem. 

 

TRUST – Companhia Insular de Segurança  

A Trust contribuiu, desde o primeiro momento, com a cedência de uma equipa de segurança para a noite que antecede o evento, permitindo assim que tudo esteja em condições para o acontecimento. 

 

SPORTZONE – Loja de desporto 

A SPORTZONE, através da sua loja no Centro Comercial Parque Atlântico, cedeu um espaço na sua loja para a realização do secretariado da prova, no dia 3 de novembro, bem como assegura produtos alimentares específicos para os participantes. 

 

LIFE FIRST – Emergency Training 

A empresa Life First, alinhada com os princípios da CRESAÇOR, aloca ao evento os seguintes recursos: 

  • Dois técnicos de socorrismo com DAE, munidos de um DAE; 

  • Um enfermeiro. 

  • Sistema de radiocomunicações, ficando um socorrista apeado ao longo do percurso.

Fundação Ageas

 A Fundação Ageas apoia este evento através de um donativo, do apoio na divulgação do evento e da mobilização dos seus agentes para que façam do corpo de voluntários.

az.png
AMFA-logo2.png
AFA-logo.png
data.png
bottom of page